5 dicas infalíveis para gerar economia de papel nas empresas

Evitar o desperdício de papel é uma das ações mais rápidas que podem ser feitas para cortar custos desnecessários nas empresas. Quanto maior for o número de funcionários, maior será o gasto com papel. É por isso que os melhores gestores se preocupam em realizar campanhas de economia de papel nas empresas.

Ações inteligentes podem gerar uma economia de até 40% com papéis, tintas e peças das impressoras. Porém, mesmo que pareça simples, algumas empresas têm dificuldade em adotar ações para reduzir o consumo de papel. Neste artigo vamos dar dicas simples e preciosas para que você aprenda como evitar o desperdício de papel na sua empresa.

Conscientização + tecnologia = economia de papel nas empresas

A capacidade de diminuir gastos com papel das empresas depende do equilíbrio entre pessoas e tecnologia. Quando há conscientização e bom senso, a tecnologia age a favor da empresa que, consequentemente, age a favor dos funcionários.

Confira abaixo nossas dicas para encontrar esse equilíbrio.

Dica 1: Crie um projeto de redução de papel na empresa para conscientizar os funcionários
Verdade seja dita: As empresas tem custos desnecessários com consumo de papel porque os funcionários não se importam com a quantidade de coisas que imprimem.

Muitas vezes chegam a imprimir documentos e fotos pessoais sem pensar duas vezes. Por isso é importante criar um projeto onde há metas, recompensas e resultados transparentes. Assim os funcionários podem acompanhar os resultados alcançados em tempo real e planejar melhorias para alcançar os objetivos.

Mas cuidado: Não basta colocar um aviso na parede esperar que a mágica aconteça.

  • Faça campanhas envolventes para que todos participem. Você pode realizar ações divertidas e com recompensas para os funcionários.
  • Crie metas de redução do consumo de papel e recompense os departamentos pelos resultados atingidos;
  • Organize competições amigáveis entre os setores para estimular as pessoas a consumir menos papel;
  • Envie (digitalmente) fatos curiosos para lembrar constantemente as pessoas sobre a campanha de consumo do papel.

Exemplos de comunicados sobre desperdício de papel

As vezes é difícil encontrar inspiração para criar imagens, frases e textos sobre desperdício de papel. Mas não se preocupe. Selecionamos alguns exemplos para você se inspirar:

economia de papel nas empresas comunicado

economia de papel nas empresas comunicado

economia de papel nas empresas comunicado

Dica 2: Configure as impressoras para economizar papel
Se a conscientização dos funcionários falhar, você pode investir em métodos mais rígidos.

Algumas configurações que você pode aplicar nas impressoras são:

  • Imprimir obrigatoriamente frente e verso;
  • Imprimir obrigatoriamente preto e branco.

Dica 3: Utilize a tecnologia para evitar impressões desnecessárias
Incentive que os funcionários não imprimam documentos que serão lidos e descartados em breve.

Quer um exemplo?
Muitas pessoas gostam de imprimir relatórios e outros documentos para participar de reuniões. Essa é uma prática que desperdiça muito papel. Estimule seus funcionários e colegas a utilizar métodos digitais para ler documentos que seriam descartados rapidamente.

  • Utilize serviços na nuvem (Google Drive, Dropbox) para armazenar e compartilhar documentos;
  • Notebooks, tablets e até smartphones são ótimos para ler documentos e reduzir o consumo de papel.

Dica 4: Crie novas utilidades para os papéis que seriam descartados
Antes de descartar os papéis, confira se não há outra forma de reutilizá-los

Quer saber como? Aqui vai um exemplo:
Aqui na TTG nós transformamos impressões descartáveis em blocos de anotações.

Dica extra: Recicle!
A economia de papel nas empresas está intimamente ligada ao meio ambiente.

Então, não se esqueça de reciclar! Não jogue papel no lixo comum, pois isso prejudica o meio ambiente. Além de salvar as árvores, você ainda torna sua empresa mais responsável ecologicamente.

E por que é importante ser ecologicamente responsável?
Além de prolongar a vida a natureza, pesquisas indicam que os clientes tendem a confiar muito mais em empresas preocupadas com o efeito que causam no meio ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *