Ícone do site TTG

Empresas que optam pelo outsourcing de impressão aumentam seus lucros e promovem a sustentabilidade.

A luta pelo meio ambiente e pela sustentabilidade tem sido uma das principais pautas no cenário mundial. Cada vez mais, as empresas consideradas “poluidoras” ou mesmo “despreocupadas com o meio ambiente” vêm adquirindo uma reputação negativa perante o público, o que tem forçado um número cada vez maior de empresários a se adequarem aos novos padrões ecológicos. Por outro lado, empresas que já promovem e trabalham com sustentabilidade vêm ganhado cada vez mais espaço no mercado.

Como você deve imaginar, isso se deve ao novo olhar da sociedade, de um modo geral, às questões que envolvem a sustentabilidade e a manutenção da vida no planeta. Na verdade, pesquisas recentes apontam que a preferência dos consumidores por empresas engajadas na luta pelo meio ambiente é uma tendência incontestável e irreversível. Mas na prática, o que isso quer dizer?

Isso quer dizer que se hoje, as empresas que não se importam apenas com sua produção e lucro, mas também com o reflexo que suas ações têm no meio ambiente, passam a ter mais credibilidade perante o público. Ao contrário do que muitos empresários imaginam, tal prática não traz prejuízo algum para o seu negócio, mas ao contrário, aponta um considerável lucro.

O lucro proveniente de se adotar práticas empresariais sustentáveis vai muito além de conquistar a preferência dos consumidores. Significa também uma notável redução de impostos cobrados pelo governo, conforme a lei. Também significa que você irá economizar na aquisição de suprimentos do escritório e usufruir de inúmeras outras facilidades.

Assim sendo, empresas que já adotaram práticas de trabalho sustentáveis saem na frente de qualquer concorrência que, porventura, ainda não tenha se adaptado a essa nova tendência global.

Mas para tornar sua empresa sustentável aos olhos do público e do governo, não basta apenas que você disponibilize aquelas lixeiras de reciclagem bonitas e coloridas na sua empresa. Comprometer-se com o meio ambiente é adotar medidas eficazes para diminuir o impacto da sua empresa no meio ambiente. Para isso, o mercado disponibiliza inúmeras soluções que auxiliam nessa empreitada.

Tomemos o outsourcing de impressão como nosso primeiro exemplo. Essa é uma solução que, além de fazer com que as empresas economizem um valioso tempo, permite que elas eliminem o desperdício de papel, tinta e energia elétrica, o que torna esse serviço uma solução inteligente, lucrativa e ecológica.
Softwares premiados como o PaperCut 18. mostram em tempo real a quantidade exata de árvores que estão sendo utilizadas em cada impressão e o CO2 depositado na atmosfera, o que estimula os funcionários e colaboradores a utilizarem o papel de forma consciente ou a desenvolver campanhas de incentivo ao uso sustentável como, por exemplo, apontar o usuário menos poluente e premi-lo ao final do mês.

Mas se você está buscando tornar sua empresa REALMENTE ECOLÓGICA E SUSTENTÁVEL perante a sociedade e o governo, existe uma solução notável disponibilizada pela IBS. Trata-se do software PrintReleaf.

O PrintReleaf é uma solução capaz de reduzir e até mesmo eliminar o impacto ambiental das empresas através de plantio automático de árvores. É como se você e seus funcionários plantassem uma nova árvore a cada nova impressão.

Contando com a mais nova tecnologia, o software em questão é capaz de compensar o impacto gerado pelos parques de impressão das empresas através do plantio automático de árvores em projetos de reflorestamento certificados. Através de seu sistema inovador, ele é capaz de calcular o número exato de árvores que estão sendo utilizadas a cada nova impressão. Com essa informação em mãos, seu sistema agenda automaticamente o plantio de novas árvores, sempre proporcionalmente às que foram utilizadas. Mas ele permite que você e a sua empresa vão ainda mais além. O PrintReleaf é capaz não apenas de zerar o impacto das empresas sobre o meio ambiente, mas de gerar um impacto positivo. Em outras palavras, ele permite que as empresas plantem mais árvores do que consomem. Você e seus funcionários nunca mais se sentirão culpados por imprimir toneladas de documentos.

O software também divulga nas redes sociais corporativas, com fotos e em tempo real, as novas árvores que foram plantadas para compensar o consumo de papel e buscar a neutralização de CO2. Um ótimo recurso para confirmar o compromisso com a sustentabilidade de sua empresa perante o público. Além disso, você pode escolher para qual projeto de reflorestamento deseja enviar suas novas árvores. Lembrando que todos esses projetos de reflorestamento são certificados e auditados pela SGS.

Por fim, espero que esse artigo possa ter convencido você das vantagens que você terá ao optar tornar sua empresa uma aliada do meio ambiente. Como dissemos anteriormente, a sustentabilidade é a tendência do momento e a IBS proporciona a você e à sua empresa as melhores ferramentas para fazer parte dela.

Sair da versão mobile