Ícone do site TTG

Impressora agarrando papel: saiba como resolver

Imagine-se no escritório, você é responsável pela gestão de documentos e é preciso entregar um contrato urgente para um cliente, que espera apenas esse documento para realizar o pagamento correspondente. Você comanda a impressão e, para sua surpresa, um barulho estranho aponta uma impressora agarrando papel. Esse fato é muito comum no ambiente corporativo, mas extremamente inconveniente quando é preciso agilidade. Além de ser um fator determinante para avaliar a eficiência do parque de impressão, já isso que pode apontar falhas recorrentes e a causa de danos no equipamento, principalmente no mecanismo que realiza a captação e passagem da folha dentro da impressora. Se você já se deparou com impressora agarrando papel, vamos explicar quais são as principais causas do atolamento, como solucionar esse problema e como evitá-lo. Quer cuidar melhor do seu equipamento de impressão? Confira nossas dicas!

Principais causas do travamento de papel na impressora

Uso de grandes quantidades de papel

O excesso de papel na bandeja de alimentação da impressora pode atrapalhar a tração dos roletes, que puxam mais de uma folha ao mesmo tempo. Cada impressora suporta uma quantidade diferente de folhas, informação que deve ser consultada no manual do equipamento.

Utilize um papel adequado para o trabalho programado, em relação às suas especificidades (fotográfico, colorido…) e tamanho em função da impressora. Além disso, não o misture na bandeja e confira as seguintes condições, que podem ser prejudiciais, antes da impressão:

Obstrução na impressora
É comum papeis incompatíveis com o tamanho da impressora ficarem agarrados e perderem pedaços. A obstrução por esses pedaços no trajeto da impressão é prejudicial para o desempenho da impressora.
Todo resquício desse material, inclusive as suas fibras, deve ser removido, pois os roletes da tampa de acesso traseiro e do interior do equipamento precisam estar livres e limpos.

Formas de evitar o travamento da impressora
A melhor forma de não enfrentar o problema da impressora agarrando papel durante a impressão é conhecer bem as especificidades do equipamento, o tipo de impressão e as condições do papel para evitá-lo. Entenda:

Confira as condições do papel. Coloque na bandeja somente o número de folhas que serão impressas, pois a capacidade do equipamento precisa ser respeitada; folheie rapidamente o papel para que se desprendam, como se fosse um baralho, pois, muitas vezes, a prensagem das folhas impede que elas sejam retiradas individualmente; evite o excesso de umidade ou de calor, guardando as folhas em local seco, arejando-as e protegendo-as dos raios solares, que ressecam o material e impedem boas impressões; para reduzir a umidade, coloque o papel que será utilizado em um local quente por alguns minutos antes da impressão. Assim, as folhas se soltam mais facilmente.

Sair da versão mobile