Ícone do site TTG

O que é outsourcing de impressão?

Para iniciar este tema é necessário esclarecer que o outsourcing trata-se da terceirização de processos não estratégicos para uma empresa, para que a mesma possa se focar nas suas atividades principais e estratégicas. O Outsourcing é uma prática fundamental para o sucesso da gestão empresarial, possibilitando um crescimento de foco e rentabilidade para a empresa contratante. Essa atividade contribui para o melhor controle dos gastos e concede mais recursos humanos e tecnologia a empresa.

Como funciona o outsourcing de impressão

Outsourcing de impressão é a terceirização de todo o processo com impressão e cópias de uma organização. Este conceito é uma nova tendência e vem crescendo cada vez mais no ramo empresarial. Baseando-se nessa modalidade inteligente, aumentamos o foco nos negócios e alcançamos resultados satisfatórios. O Outsourcing tem como principal finalidade reduzir os custos, permitindo a rentabilidade e a concentração nos seus principais investimentos de produção da empresa.

Segundo Gardner, 70% das empresas não sabem o quanto gastam com impressões, e essa problemática se dá justamente devido a falta de gerenciamento adequado e até mesmo pela falta de consciência dos colaboradores. Nesse caso, conhecer o ambiente de impressão, otimizar os equipamentos e processos para melhorar a produtividade, pode ser uma solução para reduzir custos gerais de suporte e dos processos da administração e de logística com impressão.

Quais são os objetivos de uma implantação de outsourcing de impressão?

Etapas de um projeto de outsourcing de impressão

Um projeto de outsourcing de impressão necessita de um trabalho orquestrado e planejado, que normalmente é dividido em cinco etapas bem definidas:

1º – Levantamento

Análise dos volumes de impressão e custos atuais com a produção de documentos e configuração do parque de impressoras.

2º –  Proposta

Elabora-se o projeto com a solução mais viável para sua empresa.

3º – Implantação

Instalação e configuração dos equipamentos e softwares.

4º – Treinamento

Conscientização  e treinamento dos funcionários sobre o processo de utilização, evitando assim o desperdício e minimizando o tempo de trabalho.

5º – Operação

Acompanhar e gerenciar serviços no ambiente de produção buscando evoluir e melhorar continuamente o processo de impressão.

Benefícios do outsourcing de impressão

Empresas que desfrutam do outsourcing como estratégia de negócio conseguem resultados eficazes em relação a sua produtividade e são, na maioria das vezes, bem sucedidas. Essas empresas adaptam-se melhor às mudanças que o mercado exige,  garantindo sua sobrevivência no cenário competitivo. Abaixo seguem alguns benefícios percebidos pelas empresas que contratam outsourcing de impressão:

O outsourcing de impressão é uma ótima saída para empresas que querem focar em suas atividades principais e receberem um nível de atendimento adequado a suas necessidades, no que se refere a impressão.

Fonte: Impressão Gerenciada

Sair da versão mobile